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Foto do escritorAlyne Lopes

COMO INOVAR EM QUALQUER SEGMENTO

Atualizado: 8 de jun. de 2020

Quantas oportunidades os negócios perdem olhando apenas para o mercado convencional...


Se eu vendo comida, eu olho para outros lugares que vendem comida. Eu analiso o que estão fazendo, que tipo de clientes estão atendendo, vejo as principais falhas e penso como posso aproveitar isso para o meu negócio. Certo?


Mais ou menos.


É importante monitorarmos o nosso mercado tradicional, para não ficarmos alienados de mudanças importantes que estão acontecendo.


Porém, existem outras possibilidades. Muito mais ricas, na minha opinião.



Aqui é importante fazer uma pausa.

Se você quer só pensar em ter o negócio igual, com mudanças pequenas e está satisfeito com o mercado que atinge hoje, a continuação desse texto não é para você.


Agora, se você está vendo as grandes mudanças do mercado e quer preparar o seu negócio para receber elas e aproveitar as oportunidades que estão a todo tempo na nossa volta, por favor, siga essa leitura.


O que queremos trazer aqui é um dos pilares da INOVAÇÃO, devemos saber olhar o problema que o nosso produto/serviço resolve (product-market fit). Só a partir desse entendimento é que conseguimos dar um passo adiante em busca da inovação contínua do nosso negócio.


Voltamos as outras possibilidades de analisar o mercado.


Sabendo o problema resolvido, você deve pensar qual o propósito das pessoas que vem aqui? Qual o objetivo delas?

Voltamos ao restaurante: as pessoas vão lá para relaxar, tirar um tempo da rotina atribulada que possuem, do stress do trânsito e do trabalho. E, claro, comer uma boa comida, ser bem atendida e todos os outros pontos que são comuns.


Por que olhar só para restaurantes?


Temos que olhar para outros lugares que cumprem esse mesmo propósito, tendo forma e função diferentes.


Esqueça o seu segmento!


Vamos olhar para outros lugares que as pessoas vão “relaxar, tirar um tempo da rotina atribulada que possuem, do stress do trânsito e do trabalho”.


  • Ir no cinema

  • Assistir Netflix

  • Ler em casa

  • Passear no shopping

  • Jogar no celular

  • Ficar viajando no Instagram

  • Cozinhar

  • Fazer exercício


O que todas essas atividades têm comum?

Elas cumprem um propósito igual, cada um do seu jeito.


A sacada é analisar todos esses SETORES ALTERNATIVOS e captar os pontos principais que eles entregam e se perguntar: COMO POSSO INCORPORAR ISSO NO MEU NEGÓCIO?


Reserve um tempo e pense:

Quais são os setores alternativos do seu segmento?
Por que as pessoas fazem escolhas entre eles?

Quando você se concentrar nos atributos críticos que levam as pessoas a optarem um ou outro e eliminar todo o resto, é possível criar um oceano azul de um novo espaço no mercado.


Essa análise é uma das nossas principais ferramentas na ALMA Negócios para levar nossos clientes a conquistar novos mercados e atrair novos públicos.




PS: Leia o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, você vai ter mais exemplos sobre essa estratégia de análise 😊


Ficou alguma dúvida? Chama nos comentários :D


ALYNE LOPES

Sócia & Consultora de Negócios

alyne@almanegocios.com.br

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