Quantas oportunidades os negócios perdem olhando apenas para o mercado convencional...
Se eu vendo comida, eu olho para outros lugares que vendem comida. Eu analiso o que estão fazendo, que tipo de clientes estão atendendo, vejo as principais falhas e penso como posso aproveitar isso para o meu negócio. Certo?
Mais ou menos.
É importante monitorarmos o nosso mercado tradicional, para não ficarmos alienados de mudanças importantes que estão acontecendo.
Porém, existem outras possibilidades. Muito mais ricas, na minha opinião.
Aqui é importante fazer uma pausa.
Se você quer só pensar em ter o negócio igual, com mudanças pequenas e está satisfeito com o mercado que atinge hoje, a continuação desse texto não é para você.
Agora, se você está vendo as grandes mudanças do mercado e quer preparar o seu negócio para receber elas e aproveitar as oportunidades que estão a todo tempo na nossa volta, por favor, siga essa leitura.
O que queremos trazer aqui é um dos pilares da INOVAÇÃO, devemos saber olhar o problema que o nosso produto/serviço resolve (product-market fit). Só a partir desse entendimento é que conseguimos dar um passo adiante em busca da inovação contínua do nosso negócio.
Voltamos as outras possibilidades de analisar o mercado.
Sabendo o problema resolvido, você deve pensar qual o propósito das pessoas que vem aqui? Qual o objetivo delas?
Voltamos ao restaurante: as pessoas vão lá para relaxar, tirar um tempo da rotina atribulada que possuem, do stress do trânsito e do trabalho. E, claro, comer uma boa comida, ser bem atendida e todos os outros pontos que são comuns.
Por que olhar só para restaurantes?
Temos que olhar para outros lugares que cumprem esse mesmo propósito, tendo forma e função diferentes.
Esqueça o seu segmento!
Vamos olhar para outros lugares que as pessoas vão “relaxar, tirar um tempo da rotina atribulada que possuem, do stress do trânsito e do trabalho”.
Ir no cinema
Assistir Netflix
Ler em casa
Passear no shopping
Jogar no celular
Ficar viajando no Instagram
Cozinhar
Fazer exercício
O que todas essas atividades têm comum?
Elas cumprem um propósito igual, cada um do seu jeito.
A sacada é analisar todos esses SETORES ALTERNATIVOS e captar os pontos principais que eles entregam e se perguntar: COMO POSSO INCORPORAR ISSO NO MEU NEGÓCIO?
Reserve um tempo e pense:
Quais são os setores alternativos do seu segmento?
Por que as pessoas fazem escolhas entre eles?
Quando você se concentrar nos atributos críticos que levam as pessoas a optarem um ou outro e eliminar todo o resto, é possível criar um oceano azul de um novo espaço no mercado.
Essa análise é uma das nossas principais ferramentas na ALMA Negócios para levar nossos clientes a conquistar novos mercados e atrair novos públicos.
PS: Leia o livro “A Estratégia do Oceano Azul”, você vai ter mais exemplos sobre essa estratégia de análise 😊
Ficou alguma dúvida? Chama nos comentários :D
ALYNE LOPES
Sócia & Consultora de Negócios
alyne@almanegocios.com.br
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