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O QUE É OKR?

Quantas vezes vocês montaram um planejamento minucioso de uma tarefa, apresentação, projeto, trabalho e, quando terminaram, viram que aquele planejamento não foi seguido e que os tempos e direções forma mudando ao longo do caminho?


Planejar e executar na teoria, são coisas muito simples de se fazer mas, na hora da mão na massa, da prática, não é bem assim que acontece, tanto que a busca por novas metodologias e processos é algo que parece não terminar.


De outro lado, temos também os gestores que acreditam que não precisam se preocupar com gestão, já que seu negócio está muito bem e dando lucro.


A verdade é que precisamos de um modelo sólido de gestão, que se adapte com facilidade e nos permite fortalecer a operação e ganhar robustez.


É aí que entram os OKRs, método que é usado no Google desde 1999 e que permitiu um crescimento da empresa de 40 pessoas, para mais de 60mil. E, hoje em dia, quem não gostaria de trabalhar no Google?







OKR significa Objectives and Key-Results.

Em tradução livre, objetivos e resultados-chave.


Essa sigla tem se convertido quase em um mantra em algumas empresas, mas é porque essa metodologia realmente funciona se aplicada da maneira correta.

Dividindo a sigla, começamos com objetivos. Esses objetivos, nada mais são do que uma visão clara do que a empresa deseja. O que ela quer alcançar.


Exemplos de objetivos claros seriam:

• Aumentar as vendas do produto X

• Ser líder do mercado no nosso segmento

• Ter equipes eficientes e maravilhosas


Legal, conseguimos montar objetivos que deixam claro o que estamos buscando. Mas, olhando de forma bem crítica, vemos que esses objetivos ainda estão um pouco genéricos, fica difícil de medir. Pois é justamente aí que entra a segunda parte da sigla, os resultados chave. Eles é que vão nos deixar responder a seguinte pergunta:

Como saber se tivemos sucesso na sua execução?


Essa resposta é essencial quando falamos de OKRs.

Objetivo claro e mensurável.


Vamos pegar os mesmos objetivos anteriores e ver como ficariam os seus respectivos resultados-chave.


Objetivo: Aumentar as vendas do produto X KR #1 – dobrar o número de leads gerados no mês KR #2 – diminuir em 40% o tempo de resposta para novos leads KR #3 – melhorar a taxa de conversão entre oportunidades e vendas para 30%

Objetivo: Ser líder do mercado no nosso segmento KR #1 – ser o primeiro do ranking para palavra chave X KR #2 – aumentar em 40% o número de clientes que conheceram a empresa através de anúncios do Instagram KR #3 – alcançar 5 mil inscritos no nosso canal do Youtube

Objetivo: Ter equipes eficientes e maravilhosas KR #1 – reduzir o turnover para 5% KR #2 – aumentar headcount em 10% KR #3 – ter 50% da equipe treinada em gestão da rotina

Viu como cada objetivo tem várias metas que nos permitem mensurar de forma exata que ele foi alcançado?


Também é muito importante desafiar a empresa ou a tua área com essas metas. Objetivos muito fáceis de ser alcançados acabam não extraindo todo o potencial da equipe. Mas também tenham atenção para não criar objetivos complexos demais, isso pode desmotivar a equipe.


Agora 6 passos para você implementar esse método na sua empresa antes de segundo quarter terminar.


Passo #1 – Defina metas claras e específicas

Chega de falar sobre aquela visão, missão e valores genéricos e que estão ali só para bonito.


Queremos mudar o mundo pode até ser motivador no primeiro mês do colaborador na empresa, mas o que isso significa. Traduzam de forma muito clara o que a empresa ou o setor de vocês quer alcançar. Isso alinha a equipe com o objetivo principal e mantém ela motivada para seguir nesse caminho.


Passo #2 – Ouça a equipe

Por mais que objetivos “top-down”, definidos pela direção, pela gestão, sejam muito necessários, também é importante ouvir a equipe e deixar que eles participem do processo de construção dos OKRs.


Além de ser importante ter diferentes pontos de vista, a equipe se sente muito mais engajada quando participa do processo de construção.


Passo #3 – Não alongue demais

Objetivos para 5, 3 ou até mesmo 1 ano, não costumam ser os mais eficientes. Esses objetivos acabam ficando desgastados e não necessariamente conseguimos escalar tanto até alcança-los.


Então, foque em definir objetivos relativamente curtos, como semestrais ou trimestrais. Isso mantém a equipe engajada e buscando esses objetivos ativamente.


Passo #4 – Acompanhe esses objetivos de forma sistemática

Acompanhar o andamento desses indicadores e objetivos é extremamente necessário e precisa ser feito de forma constante.


A equipe precisa entender a relevância disso e saber que são esses números que devem reger as suas ações dentro da empresa. Avaliar semanalmente é um prazo bom e permite ajustar rapidamente algum desvio de rota.


Passo #5 – Mantenha seus OKRs no olhar de todos

Já que todo mundo compartilha os mesmos objetivos, nada melhor que apostar na transparência. Mantenha um quadro, um dashboard com os indicadores que refletem os OKRs, em um lugar que todos possam acompanhar.


Uma boa ideia é utilizar um software como o Power BI para construir dashboards que mostrem esses indicadores e deixa-los em uma TV no meio do escritório.


Passo #6 – Não confunda agenda cheia com dias produtivos

Podemos passar o dia ocupados mas não necessariamente caminhamos em direção ao objetivo. Por isso é tão importante mensurar e acompanhar as métricas e objetivos definidos.


Se o pessoal passa o dia ocupado e as métricas não estão evoluindo, algo está sendo feito de forma errada. Mensure e acompanhe esses dados para que veja a real evolução.


 

Agora está com vocês.


Sentem com a equipe, deem essa ideia para o gestor de vocês, mostrem como é importante ter um rumo claro.


Usem dados e mensurem as ações já que, como bem disse Peter Drucker:

O que não é medido, não pode ser gerenciado.


Se quiser implementar esse método na sua empresa, mas não tem tempo para fazer os passos necessários. Vamos marcar um café, com certeza poderemos te ajudar nisso.



Rodrigo Stefaniak

Especialista em Business Intelligence

Consultor na ALMA Negócios


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